Show More

Dicas Casamento Perfeito

Faça um cronograma

 

Como os gastos envolvidos no casamento são altos, planejar a festa com antecedência é fundamental. Com mais tempo, o casal   consegue   pechinchar  melhor  e  evitar  de  ajustes de

preços.

A Option Eventos deixa uma sugestão de cronogramabem detalhada, com o que deve ser definido em cada mês. Veja na tabela a seguir os principais pontos do cronograma.

 

18 meses - Definição do orçamento, da lista de convidados, data do casamento e início da pesquisa de fornecedores.

17 meses - Escolha dos locais da cerimônia e da festa.

15 meses - Definição do fotógrafo e cinegrafista.

12 meses - Escolha do bufê, do DJ e reservas de datas com maquiador e cabeleireiro.

9 meses - Definição dos decoradores, bandas e início das pesquisas de vestidos.

8 meses - Escolha da decoração.

7 meses - Contratação do serviço de bar.

6 meses - Convite de padrinhos, daminhas e fechamento da lua de mel.

5 meses - Escolha dos bolos, doces e bem-casados.

4 meses - Escolha dos convites, do carro da noiva, de eventuais lembrancinhas e das bebidas da festa que não são oferecidas no bufê.

3 meses - Escolher o buquê e as lapelas, grinalda, véu e todos acessórios da noiva; providenciar os documentos para o casamento civil; definir a roupa do noivo, dos padrinhos, das damas e dos pajens; e lançar o site do casamento.

2 meses - Entrega dos convites, degustação do cardápio da festa e contratação dos seguranças da festa.

1 mês - Realização da reunião final com o decorador e o DJ; gravação dos nomes nas alianças e finalização da entrega dos convites.

15 dias - Prova do cabelo e maquiagem; fazer uma checklist do que já foi pago e do que ainda falta pagar; reunir os contatos dos fornecedores e entregar para o cerimonial.

Na semana - Reunião final com o cerimonial; fazer o ensaio da cerimônia; arrumar a mala da lua de mel; pegar o vestido de noiva e os acessórios; e fazer procedimentos de beleza.

 

Conheça seus direitos

 

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) pode ser uma importante arma de defesa dos noivos em casos de problemas com fornecedores e prestadores de serviços, por isso é importante ter em mente algumas de suas principais disposições.  

Entre outros pontos, o CDC protege os consumidores

contra: publicidades enganosas e abusivas; métodos comerciais coercitivos ou desleais; e práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

 

Pense no regime de bens do casamento

 

Escolher o regime de bens do casamento não faz parte da organização da festa propriamente dita, mas é uma das decisões mais importantes do casamento.

Hoje, o regime que vigora quando nenhum outro é definido expressamente é o da comunhão parcial de bens, no qual todos os bens adquiridos de forma onerosa (pagos com o fruto do trabalho do casal) após o casamento são repartidos entre o casal. Já os bens recebidos por herança, doação ou comprado antes do casamento (bens particulares), são individuais.

Outros regimes podem ser definidos por meio de um pacto antenupcial, como o regime da comunhão universal de bens, no qual todos os bens pertencem ao casal em iguais proporções (inclusive bens particulares, à exceção daqueles que possuem cláusula de incomunicabilidade); e o da separação de bens, no qual todos os bens sempre permanecerão de propriedade individual de cada um.

 

Pesquise sites de casamento

 

Sites de casamento podem auxiliar os noivos com a divulgação de detalhes da cerimônia, como a localização da festa, e os links de sites com a lista de presentes.

Existem diversas opções de site e muitas são gratuitas, mas antes escolher uma delas, os noivos devem verificar se há reclamações sobre o site na internet e devem ler o seu contrato de serviços.

 

Faça uma planilha de gastos

 

Como a lista de gastos com a festa é extensa, é fundamental fazer uma planilhade despesas para que o planejamento do casamento seja bem feito.

A Proteste sugere que a planilha seja dividida em quatro colunas: produtos/serviços; preço total; número de parcelas; e dia do pagamento. 

 

Planeje com atenção a lista de convidados

 

A lista de convidados é um dos segredos do sucesso de um casamento, já que é um dos principais fatores de definição dos custos. 

A lista pode começar pelas pessoas mais próximas e depois seguir pelos parentes mais distantes, amigos dos pais e colegas de trabalho. O cálculo do número de convidados deve considerar que 10% a 20% dos convidados não vão ao casamento, em média.

Veja a seguir a sugestão de planilha que nós da Option Eventos coloca para facilitar o controle da lista de convidados:

Nome no convite/Nome de cada convidado/Número de convidados / Número de convites / Telefone Celular / E-mail / Endereço / Presença.

         

         

Tome algumas precauções com a lista de presentes

 

Para não ter problema com as lojas selecionadas para as listas de presentes, a Option Eventos orienta que os noivos verifiquem os procedimentos da loja para troca de produtos e se ela tem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Também é aconselhável guardar uma cópia da lista e checar as regras previstas em contrato para o caso de falta de produtos em estoque. O prazo mínimo de troca também deve ser observado, assim como as condições e prazos no caso de troca por vício.

Verifique também se a loja permite acompanhar o processo de compra do presente na Internet, isso pode facilitar o planejamento sobre o que precisará ser trocado e o que não foi comprado pelos convidados e deverá ser providenciado.

Também recomendamos que a lista inclua produtos de todos os valores, desde os mais baratos até os mais caros para os noivos não sejam deselegantes.

 

Exame Pré-Nupcial

Alguns podem achar que é desnecessário, mas o exame pré-nupcial pode por exemplo indicar se um dos dois é infertil ou tem alguma doença venérea, assim dá tempo de fazer o tratamento antes do casamento e evitar futuros aborrecimentos. 

Lista de Convidados

Antes de tomar qualquer providência, faça sua lista de convidados, pois essa informação será fundamental, entre outras coisas, na escolha do local para cerimônia e recepção. Além de facilitar na hora de solicitar os orçamentos de buffet.

Contratando um Serviço

Antes de fechar qualquer negócio, pesquise, pesquise, e pesquise! Afinal, a festa é sua e o bolso também. Após levantar vários orçamentos faça um comparativo, negocie e feche com aquele que tiver a melhor relação custo-benefício. Não considere apenas o preço, pois, às vezes, o barato pode sair caro. Lembre-se de ter por escrito, em contrato, tudo o que foi combinado verbalmente. 

Reunião de Padrinhos

Se possível faça uma reunião com os padrinhos. Pode ser na sua casa, na casa de um dos padrinhos ou até mesmo no local da cerimônia - assim ninguém vai se perder no dia. 

Decoração

Converse com o decorador / florista todos os detalhes da decoração de sua cerimônia e recepção, inclusive tipo de flores que serão usadas, cor predominante, seu buquett e das daminhas (se for usar). Tente utilizar mais as flores da estação, que costumam estar mais bonitas e bem mais em conta. Lembre-se sempre de colocar tudo em contrato.

Lua-de-Mel

Se vocês decidirem passar a primeira noite em um hotel (antes de viajar), levem uma pequena maleta somente com as coisas que irão usar nesta noite, assim, não terão que desmanchar a mala inteira para procurar alguma coisa.  

Música

Uma linda decoração, buffet excelente, mas se a música não estiver em harmonia isso pode "acabar" com seu casamento. Por isso, seja qual for o estilo escolhido, música ao vivo ou mecânica procure conhecer bem o trabalho do profissional antes de contratá-lo. Avalie e converse com o grupo de músicos sobre a conveniência da utilização dos instrumentos que você quer escolher. Por exemplo, igrejas amplas necessitam de um som mais forte, já as igrejas pequenas pedem um som menor.

Buffet

Fazer a prova do cardápio e degustar as especialidades da casa, não é o suficiente. Procure informações com outros casais que utilizaram o serviço e se possível participe de um evento promovido pelo buffet. 

Cerimônia - Olha a Hora!

Antigamente era charmoso a noiva se atrasar. Hoje em dia um atraso de até 15 minutos é tolerável, acima disso é considerado deselegante. Além disso o seu atraso pode prejudicar outros casais, pois muitas igrejas realizam vários casamentos no mesmo dia. Cuidado, tem até padre multando os casais que atrasam muito a cerimônia. Se a cerimônia civil for no mesmo dia da religiosa, marque uma com pelo menos duas horas de diferença da outra.

Vestido

Escolher o vestido é uma tarefa muito gostosa, mas pode ser estressante, principalmente se você ainda não sabe o que quer. Diante de tantas opções a noiva fica maravilhada com tudo ao mesmo tempo que não gosta de nada. Nossa dica aceite o conselho de profissionais do ramo, mas não se deixe enganar pela emoção do momento, seja prudente e use o bom senso para não se arrepender depois. 

Para não arcar com gastos exorbitantes na escolha do vestido, sugerimos alternativas, como contratar uma costureira que esteja habituada a confeccionar vestidos de noiva. Outra opção seria comprar o tecido e solicitar aos estilistas da própria loja o desenho final.

O aluguel também é uma opção mais acessível para noivas que não se importam de não guardar um vestido. Nesse caso, é possível optar pelo primeiro aluguel, assim a loja faz o modelo como a noiva quer, e depois disponibiliza para locação.

Busque locais especializados para comprar a aliança

Os preços das alianças podem variar muito, seja pela qualidade da jóia, marca ou pelo design, por isso é importante pesquisar bem as opções disponíveis.

Emergências

Noiva, prepare um kit emergência para o dia e peça para sua mãe, uma amiga ou madrinha que fique com ele caso ocorra algum imprevisto.

Veja o que não pode faltar em seu kit emergência para noiva:

  • Uma agenda ou papel com nome e telefone de todos os serviços contratados

  • Uma cópia do cronograma com a programação do dia

  • Uma meia-calça extra (igualzinha à que você estará usando)

  • Escova de cabelo, grampos, escova e pasta de dente

  • Analgésicos, antiácido estomacal, calmante natural (de marcas que você tem costume de usar)

  • Acetona, algodão e esmalte (caso borre a unha)

  • Demaquilante, rímel, batom para retocar

  • Tesoura, alfinete, agulha e linha

  • Absorventes íntimos

  • Lenços descartáveis

Um Telefone Pode Ajudar

No dia do casamento é importante que a noiva esteja com um telefone celular para estar sempre em contato com o responsável pela cerimônia (pode ser uma amiga ou um profissional da área. o assessor de casamento) e saber se está tudo preparado para a sua entrada.

É curioso o efeito que a palavra "casamento" pode ter sobre os preços de serviços e produtos - os noivos bem sabem. Mas, com uma boa dose de organização e planejamento financeiro é possível driblar altos custos e realizar a festa dos seus sonhos. 

Para que isso aconteça sem que a vida a dois comece no vermelho, a Option Eventos, preparou algumas dicas que mostra as principais armadilhas na preparação da festa de casamento.

Confira a seguir as principais:

Para os noivos de última hora, algumas dicas são essenciais:

  •  Sejam práticos. Reduzam o número de possibilidades para orçamento, como flores, buquê, buffet, igreja ou salão, entre outras questões ligadas à festa e à cerimônia em si. Selecione no máximo três de cada e opte pelo que transmitir mais segurança e couber no seu bolso. Se possível, busque indicações com amigos de confiança, pois isso torna ainda mais rápida e tranquila a escolha.

  • Agilize a escolha do vestido. Quanto mais tempo você demorar a escolher o modelo, mais complicado ficará o processo de ajustes e provas. Com a escolha feita rapidamente, o tempo para deixar o vestido perfeito no seu corpo para o grande dia é maior.

  • Conte com os familiares e amigos. Os pais, irmãos, cunhados, padrinhos podem ajudar e muito nesse momento.

 

Seja com mais tempo ou menos tempo disponível, o planejamento de casamento é essencial para os noivos, e torna tudo ainda mais mágico e perfeito, como todo casamento deve ser.

É muita coisa, não é? Mas não fiquem estressados! Basta planejar e organizar bem e tudo vai dar certo.